9207 Qualidade e satisfação do Cliente
O QUE É QUALIDADE?
QUALIDADE afinal é ...
um modo de gestão das organizações em que as pessoas devem desenvolver corretamente as suas funções, no momento certo e com os menores custos, onde necessariamente precisam dominar e usar conhecimentos para alcançar os seus objetivos.
IMPORTÂNCIA DA QUALIDADE
Questões em que as empresas necessitam de estar atentas:
A empresa pode viver sem um departamento de Qualidade,
Mas não pode viver sem a função de Qualidade.
Função de Qualidade na empresa:
Esta função quer dizer, que a responsabilidade não é exclusiva de uma só pessoa ou grupo de pessoas, mas simpor parte de todos os colaboradores da empresa e que deve ser descrita na sua definição de funções incluindo as suas responsabilidades para com a qualidade na empresa.
Departamento da Qualidade:
- Garantir a documentação do sistema de gestão atualizada.
- Elo de ligação entre a empresa e a entidade certificadora.
- Representante da Gestão para cumprir os requisitos e sensibilizar os colaboradores da empresa para a Qualidade.
- Cumprir o programa de auditorias (internas e externas) e garante da melhoria contínua.
- Assegurar os procedimentos para os requisitos da sua responsabilidade.
Família ISO 9000
NP EN ISO 9000:2000
Sistemas de gestão da qualidade Fundamentos e vocabulário
Esta Norma descreve os fundamentos dos sistemas de gestão da qualidade e especifica a terminologia a eles associada.
NP EN ISO 9001:2000
Sistemas de gestão da qualidade Requisitos
Esta Norma especifica os requisitos do Sistema de Gestão da Qualidade que a Empresa desenvolveu e implementou. A conformidade com esta Norma demonstra a nossa capacidade de fornecer produtos e serviços que cumprem, de forma consistente, com os regulamentos aplicáveis e com os requisitos específicos dos nossos Clientes, tendo em vista aumentar o seu nível de satisfação.
NP EN ISO 9004:2000
A Norma ISO 9004 fornece linhas de orientação que visam melhorar a eficiência e a eficácia do sistema de gestão da qualidade implantado. O objectivo da Norma é a melhoria do desempenho da organização e a satisfação dos Clientes e das outras partes interessadas.