9207 Qualidade e satisfação do Cliente

O QUE É QUALIDADE?

QUALIDADE afinal é ...

um modo de gestão das organizações em que as pessoas devem desenvolver corretamente as suas funções, no momento certo e com os menores custos, onde necessariamente precisam dominar e usar conhecimentos para alcançar os seus objetivos.

IMPORTÂNCIA DA QUALIDADE

Questões em que as empresas necessitam de estar atentas:

A empresa pode viver sem um departamento de Qualidade,

Mas não pode viver sem a função de Qualidade.

Função de Qualidade na empresa:

Esta função quer dizer, que a responsabilidade não é exclusiva de uma só pessoa ou grupo de pessoas, mas simpor parte de todos os colaboradores da empresa e que deve ser descrita na sua definição de funções incluindo as suas responsabilidades para com a qualidade na empresa.

Departamento da Qualidade:

  1. Garantir a documentação do sistema de gestão atualizada.
  2. Elo de ligação entre a empresa e a entidade certificadora.
  3. Representante da Gestão para cumprir os requisitos e sensibilizar os colaboradores da empresa para a Qualidade.
  4. Cumprir o programa de auditorias (internas e externas) e garante da melhoria contínua.
  5. Assegurar os procedimentos para os requisitos da sua responsabilidade.

Família ISO 9000

NP EN ISO 9000:2000

Sistemas de gestão da qualidade Fundamentos e vocabulário

Esta Norma descreve os fundamentos dos sistemas de gestão da qualidade e especifica a terminologia a eles associada.

NP EN ISO 9001:2000

Sistemas de gestão da qualidade Requisitos

Esta Norma especifica os requisitos do Sistema de Gestão da Qualidade que a Empresa desenvolveu e implementou. A conformidade com esta Norma demonstra a nossa capacidade de fornecer produtos e serviços que cumprem, de forma consistente, com os regulamentos aplicáveis e com os requisitos específicos dos nossos Clientes, tendo em vista aumentar o seu nível de satisfação.

NP EN ISO 9004:2000

A Norma ISO 9004 fornece linhas de orientação que visam melhorar a eficiência e a eficácia do sistema de gestão da qualidade implantado. O objectivo da Norma é a melhoria do desempenho da organização e a satisfação dos Clientes e das outras partes interessadas.

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